terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ver é viver - mas não ver também é

Então, dando uma navegada pela net, encontrei uma coisa que me fez pensar - um site, administrado por um deficiente visual. Mas antes que se faça aquela inevitável piadinha sobre uma pessoa cega fazendo um trabalho estritamente visual, pense bem.

O site, chamado A Bengala Legal - um nome irreverente e sensacional, que logo me chamou a atenção :) - se propõe a discutir um tema essencial quando falamos de qualquer deficiência: a acessibilidade. Nesse caso, a acessibilidade dos cegos aos meio de informação e comunicação.

Graças a Deus, foi-se o tempo em que uma pessoa que perdia a visão morria para um mundo que cada vez mais é visual. Hoje, existem, por exemplo, softwares, audiobooks e outros meios alternativos que permitem uma interação dos deficientes com a mídia visual, com o maior proveito possível.

O próprio administrador do site, Marco Antônio Queiroz - ou MAQ, como ele gosta de ser chamado - colocou uma página dedicada somente à fotografias, a maioria tiradas pelo filho Tadzo. MAQ pode ser cego, mas não deixou de gostar de imagens. Imagens essas que, mesmo as mais corriqueiras, são a matéria das quais são feitas os sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário